27 de out. de 2009

ღ Documentos: o que guardar? ღ

Organizando documentosNovamente com a historia da faxina no armário inteirior, eu sinceramente ainda não arrumei muita coisa não, mas estou decidida, o final de ano está ai e nada mais justo..

Começando pela pasta de documentos, eu tenho duas:

* Pasta sanfonada onde eu guardo as contas pagas divididas por nomes: água, luz, gás, celular, IPTU, convênio, cartão de credito,  etc.. num lugar de fácil acesso (a minha fica no armário da sala).

* A outra eu guardo meus documentos pessoais, histórico escolares, carteira de vacinação, certidão, RG antigo, e aquelas tirinhas de papel rídiculas para comprovar que votei nas ultimas eleições. Afinal de contas sem essa comprovação não dá pra tirar passaport, CTPS, etc...

Pois pode jogar todas as suas tirinhas no lixo!


Basta apresentar a  Certidão de Quitação Eleitoral que não custa um centavo sequer e que você mesmo imprime  em casa.

Dica: junte os recibos pagos à pasta correspondente ao final de cada ano ou após a entrega da declaração de imposto de renda, por exemplo, IPTU pago 2007 com a escritura do imóvel correspondente, carnê do seguro do carro com a apólice e a nota fiscal do mesmo.

 Tempo de arquivamento

 CARRO:
• Licenciamento/seguro obrigatório = 1 ano.
• Multas = 5 anos.
• Seguro/apólice = 2 anos.
• Consórcio = até a entrega da carta de liberação da alienação fiduciária.

 CASA:
• Água, luz, telefone, internet = 3 anos ou o extrato da conta corrente comprovando o débito em conta.
• Condomínio = 20 anos (peça para a administradora do condômino uma declaração da inexistência de débito ao final de cada ano).
• Contrato/recibo aluguel, IPTU = 5 anos.
• Plano de saúde = 5 anos.
• Mensalidade escolar = 5 anos.
• Notas de serviço liberal (encanador, pintor, marceneiro etc.) = prazo da garantia.
• Notas fiscais = enquanto estiver com o produto (eventuais problemas, vício oculto de fabricação).
FINANÇAS:
• Extratos de conta corrente/cartão de credito, imposto de renda = 5 anos.
• INSS autônomo = até a aposentadoria.

DOCUMENTOS ARQUIVADOS POR LONGO PERÍODO:
• Mantenha os documentos armazenados a vácuo (coloque os papéis dentro de sacos plásticos e retire o ar com o bocal do aspirador).
• Se preferir arquive digitalmente, scanneando os documentos – mas não se esqueça de fazer o back-up!

Creditos: Cristina Papazian

Um comentário:

  1. Adorei as dicas Bia!! Hj mesmo eu passei uma parte da manhã organizando meus papéis... E descobri que eu ADORO guardar papel. Menina, acredita que eu tinha uns trocentos papéizinhos de quando passa o cartão de crédito??? Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Bju e bom feriado!

    ResponderExcluir